Pular para o conteúdo principal
O Capítulo de Brasília começa em 2022 com uma abordagem substantiva e prática

O Capítulo de Brasília começa em 2022 com uma abordagem substantiva e prática

A Reunião de Pontos Focais inaugurou as atividades previstas para o Calendário do Processo de Quito de 2022, dentro do Capítulo de Brasília. Ao contrário da primeira metade da Presidência brasileira, que teve um foco metodológico, as atividades agora se concentrarão no conteúdo substantivo e prático da agenda do Processo de Quito.  

A Presidência Pro Tempore do Brasil, representada pelo Ponto Focal Ricardo Rizzo, inaugurou o ano de 2022 e a programação do segundo semestre do Capítulo de Brasília com a Reunião dos Pontos Focais.   

Com a presença das representações diplomáticas dos países membros, foi apresentada a proposta da presidência para este semestre, assim como os resultados da consulta para a Estratégia Regional contra a Xenofobia; o andamento dos Processos e Consultorias de Impacto; o calendário planejado, com a proposta de realizar um plenário presencial em Brasília, a pesquisa de saúde a ser realizada entre os países, e as últimas notícias relacionadas ao Grupo de Amigos.    

Capítulo Brasília 

A oitava rodada do Processo de Quito foi aberta em 23 de junho de 2021. O Brasil se comprometeu a continuar os temas dos eixos temáticos propostos e a implementar as estratégias e mecanismos consolidados ao longo do Processo, bem como a introduzir outros temas de sua prioridade. 

Dentre as prioridades do Brasil, desde o início da presidência, estão as Comunidades de Acolhida, Grupos Vulneráveis e Jovens. Além disso, o Brasil também enfatizou o interesse de incorporar a sociedade civil no Processo de Quito.  

Com a mais longa presidência na história do Processo de Quito, o Brasil definiu duas abordagens. No primeiro semestre, concentrou em uma abordagem de revisão metodológica e solicitou o apoio de dois consultores para rever os processos internos e os efeitos desta iniciativa intergovernamental em nível regional.  

Em 2022, lança a segunda parte de sua estratégia: uma abordagem mais substantiva e prática, cheia de oficinas, webinários e reuniões de alto nível.  

Reunião de Pontos Focais 

A reunião de 14 de fevereiro de 2022 começou com um lembrete do progresso e das atividades que aconteceram em 2021. Em poucas palavras, tudo o que foi realizado direta e indiretamente no âmbito do Processo de Quito desde 23 de junho de 2021. Além disso, foi feita uma apresentação sobre os resultados da pesquisa para a Estratégia Regional contra a Xenofobia.  

Sobre a questão do calendário para 2022, o Brasil apresentou uma proposta de datas e prazos, e procurou alinhar com os países em relação às atividades a serem realizadas para que o semestre avance de forma colaborativa e dinâmica. O calendário de webinários, os eventos mais significativos do semestre e algumas das prioridades a serem discutidas na Plenária também foram apresentados. 

Considerando que todas as atividades foram planejadas em um ambiente virtual nos últimos dois anos, a Plenária e a cerimônia de encerramento da Presidência Brasileira serão realizadas presencialmente em junho, em data ainda a ser confirmada. Desta forma, será possível conhecer a realidade no campo da Operação Acolhida, em Roraima, e iniciar a retomada das atividades presenciais com as devidas medidas sanitárias.