Pular para o conteúdo principal

Membros

MEMBROS

Países membros

São os Estados da América Latina e do Caribe que têm sido afetados, em maior ou menor grau, pelo aumento do fluxo de mobilidade humana dos cidadãos venezuelanos, e que se uniram em torno dessa iniciativa com o objetivo de trocar informações e boas práticas com vistas à articulação da coordenação regional.

 

Grupo de Amigos

O Grupo de Amigos nasceu durante a V Rodada do Processo de Quito, e foi formalmente constituído na VI Ronda, com a intenção de tornar visível e manter a crise migratória venezuelana entre as prioridades da agenda internacional para a proteção e integração de refugiados e migrantes venezuelanos, bem como contar com seu apoio técnico e financeiro no desenvolvimento das medidas e ações acordadas. Também visa, após a aprovação de cada Estado, a capacidade de mobilizar a solidariedade internacional dos principais atores chaves e partes interessadas em implementar as medidas, programas e projetos.

 



SECRETARÍA TÉCNICA

A Secretaria Técnica é o órgão de assessoria técnica que coordena, prepara e executa os assuntos do Processo de Quito, apoia, assessora, gera desenvolvimentos técnicos, prepara documentos e presta assistência à Presidência Pró-Témpore, e serve como uma ligação entre as agências e pontos de selo técnico de organizações internacionais, os pontos focais dos diferentes países membros e a Presidência Pró-Témpore.

A equipe permanente consiste em um coordenador conjunto de ACNUR-OIM a tempo integral que opera dentro dos escritórios regionais do ACNUR-OIM no Panamá e um assessor técnico de comunicação, bem como um ponto focal para cada agência. A Organização Internacional para as Migrações (OIM), em conjunto com o ACNUR, coordena a Secretaria Técnica do Processo de Quito para viabilizar a implementação dos acordos alcançados pelos países.

Organismos Internacionais

O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados foi criado em 14 de dezembro de 1950 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. A agência tem um mandato para liderar e coordenar ações internacionais para a proteção dos refugiados globalmente. Sua equipe trabalha para garantir que todas as pessoas tenham o direito de pedir asilo e encontrar um porto seguro, já que fugiram da violência, perseguição, guerra ou desastre em seus lares.

OIM
OIM

Fundada em 1951, a OIM está consagrada ao princípio de que a migração em forma ordenada e em condições humanas beneficia os migrantes e a sociedade. Como a principal organização internacional para as imigrações, a OIM ajuda a enfrentar os crescentes desafios colocados pela gestão da migração a nível operacional, incentiva o desenvolvimento social e econômico através da imigração e garante o respeito à dignidade humana e ao bem-estar dos imigrantes

ABECÉ