Pular para o conteúdo principal
O eixo de Tráfico de pessoas implementa Formulário Digital (FUR)

O eixo de Tráfico de pessoas implementa Formulário Digital (FUR)

Para o desenho da linha de base do Mecanismo Regional de Combate ao Tráfico, o grupo técnico confeccionou o seguinte formulário de pesquisa único para que seja respondido pelos países membros.

Dentro dos compromissos assumidos no eixo temático do tráfico de pessoas pelo paíschampion, Equador, e pela agência líder, OIM, foi acordado:

  • Criar a linha de base do Mecanismo de Coordenação Regional para o crime de tráfico de pessoas, com foco em seus três eixos; aplicar e implementar o Formulário de Pesquisa Único e dar início à campanha de comunicação; e avançar na implementação do Mecanismo de Coordenação Regional.

Em continuação aos compromissos e acordos consensuados pelos países participantes no Capítulo de Lima e dando seguimento aos relacionados ao Grupo de Trabalho sobre Tráfico de Pessoas que constam no acordo 8, inciso n):

n) Avançar nos esforços conjuntos que permitam a implementação do Mecanismo de Coordenação Regional para a Prevenção, Proteção e Assistência e Judicialização do Crime de Tráfico de Pessoas, incluindo o levantamento da linha de base; igualmente, os países congratulam-se pelos avanços e pelo desenho da campanha regional de prevenção do tráfico de pessoas e o acompanhamento de organismos internacionais especializados. Da mesma forma, destacar o acompanhamento integral da OIM, que se expressa na coordenação interagencial, na cooperação técnica e na relação com os organismos especializados de cada país membro;

Observe que os Formulários estão pré-codificados, para facilitar o preenchimento. Em alguns casos, será solicitada a anexação de documentos de referência.

Da OIM, como agência que lidera o Grupo de Trabalho sobre Tráfico de Pessoas dentro do Processo de Quito, Dayan Corrales (dcorrales@iom.int) e a consultora especializada María Fernanda Rodríguez (maria.fernanda4182@gmail.com) estão à disposição para abordar consultas, dúvidas ou qualquer outro assunto relacionado com o preenchimento dos formulários.

A equipe, que desde já agradece o seu compromisso com o grupo de trabalho, entende que o levantamento desta informação proporcionará elementos relevantes para a implementação do Mecanismo de Coordenação Regional para a Prevenção, Proteção e Assistência e Judicialização do crime de Tráfico de Pessoas.