Pular para o conteúdo principal

Cronología

CRONOLOGÍA

Quito
Set / 2018
A Primeira Declaração do Processo de Quito é assinada com a participação de 11 países. Com o objetivo de trocar informações, boas práticas e articular a coordenação regional.
Quito
Nov / 2018
Segunda Declaração do Processo de Quito. O plano de ação é aprovado com três focos: regularização da situação migratória dos cidadãos venezuelanos na região; cooperação regional com a Venezuela e outros países; cooperação internacional.
Quito
Abr / 2019
Terceira Declaração do Processo de Quito. É dada maior ênfase à busca de cooperação técnica e financeira da cooperação internacional para implementar o plano de ação, e o compromisso com a continuidade do Processo é reafirmado.
Buenos Aires
Jul / 2019
A quarta Declaração Conjunta do Processo de Quito é assinada e o Roteiro do Capítulo de Buenos Aires é aprovado, com muitas inovações, incluindo a proposta de Centros de Recepção e Assistência para Migrantes e Refugiados. Além disso, os eixos temáticos técnicos são estabelecidos e o primeiro workshop sobre tráfico de pessoas é agendado.
Bogotá
Nov / 2019
Quinta Declaração Conjunta. A primeira Conferência Internacional de Solidariedade é realizada em Bruxelas. Os Ministros do Trabalho da região se reúnem pela primeira vez e a estratégia regional para a integração socioeconômica é proposta.
Santiago
Out / 2020
Um total de 13 países assinam a Sexta Declaração Conjunta, que fortalece o Processo de Quito e acrescenta novos desafios, como a reunificação familiar e o impacto da COVID-19 na população de refugiados e migrantes venezuelanos. A Secretaria Técnica e o Grupo de Amigos do Processo de Quito também são formalmente estabelecidos.
Lima
Mai/ 2021
São promovidos os esquemas de vacinação e o acesso à assistência médica para pessoas com mobilidade na região. É realizada a segunda reunião de Ministros do Trabalho. O site e a intranet do Processo são lançados.
Brasília
Jul / 2022
Abertura do Processo de Quito para a sociedade civil. Primeira visita de campo a Boa Vista, "Operação Acolhida". Coordenação com a plataforma R4V. Primeira reunião de comunidades anfitriãs e governos locais.
Santiago II
Nov/ 2023
Foram desenvolvidas questões de desenvolvimento sustentável de comunidades locais, regimes de residência, residência migratória e proteção internacional, abordagem de proteção e acesso a direitos e cooperação internacional e regional.
Costa Rica
Jan/ 2024
A Costa Rica dá as boas-vindas ao capítulo de San José do Processo de Quito.