Pular para o conteúdo principal
Um plano de ação transfronteiriça para garantir cobertura pelo HIV

Um plano de ação transfronteiriça para garantir cobertura pelo HIV

Argentina, UNAIDS and WHO led the HIV/AIDS axis, with a Transboundary Action Plan (PAT) on three prominent action fronts to continue moving forward in 2022.

Por Ana Gama Vieira

Brasília, 19 de abril de 2022 – No Workshop Temático liderado pela Argentina, país líder do eixo HIV/AIDS, foi apresentado um Plano de Ação Transfronteiriça (PAT), que se baseia nas particularidades de cada sistema de saúde para garantir a cobertura de cuidados para pessoas em movimento que vivem ou são afetadas pelo HIV e foram afetadas pela epidemia de COVID-19.

Durante as reuniões do Processo de Quito realizadas em Bogotá, Santiago do Chile, Lima e Brasília, a questão do HIV continuou na agenda do Processo, graças à liderança do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em particular, na última Declaração, os Estados Partes convidaram os países membros a aplicar certas recomendações, incluindo:

“Fortalecer os mecanismos de assistência e prestação de serviços de saúde à população migrante com HIV/AIDS, aprimorando os instrumentos que permitem a vigilância sentinela para responder adequadamente às necessidades específicas dessa população. seu processo migratório;

Adotar a padronização da terapia antirretroviral e formar uma Comissão regional para formular um Plano de Ação Transfronteiriço, com base nas particularidades de cada sistema de saúde, e assim garantir cobertura assistencial às pessoas em trânsito vivendo com HIV, acelerando a transição para os TLDs (Tenofovir, Lamivudina e Dolutegravir).

Exortar os países da região a não desistirem de seus esforços para eliminar o estigma e a xenofobia que afetam os portadores de HIV/AIDS, especialmente a população migrante, por meio de campanhas contínuas de comunicação e conscientização e ações específicas voltadas para a plena integração laboral e social dos todos os afetados em suas comunidades anfitriãs".

A Argentina promoveu a atualização dos temas e tarefas gerados nas rodadas anteriores do Processo de Quito, buscou identificar boas práticas para que possam ser socializadas por meio das ferramentas de comunicação pertinentes e promoveu a aprovação do Plano de Ação Transfronteiriça (PAT) no âmbito da apresentação de projetos de cooperação internacional identificados com o Grupo de Amigos.

Plano de Ação Transfronteiriça (PAT)
No Capítulo Brasília, para continuar avançando, foram identificadas pelo menos três linhas estratégicas, específicas para o Plano de Ação Transfronteiriça, que podem ser desenvolvidas.

A primeira ação seria preparar pelo menos três estudos sentinela de vigilância ou diagnóstico rápido sobre a situação dos migrantes, requerentes de asilo ou migrantes e serviços de saúde fronteiriços e acesso à TARV.

A segunda ação seria preparar uma proposta de padronização da terapia antirretroviral baseada na aceleração da transição para o Dolutegravir em cada país, como parte de uma reunião técnica presencial dos países envolvidos no Processo de Quito, com a participação de Programas Nacionais, ONGs, sociedade civil, redes regionais da sociedade civil e cooperação internacional.

A terceira ação se concentraria no desenvolvimento de um plano de conscientização e na implementação de campanhas e registros de denúncias em nível regional para eliminar a xenofobia, o estigma e a discriminação enfrentados pelas pessoas no contexto da mobilidade humana, incluindo aquelas que vivem e são afetadas pelo HIV e populações-chave, para acessar serviços de saúde, educação, benefícios de proteção social e justiça.

Todos os atores estão cientes de que o sucesso do Plano de Ação Transfronteiriça (PAT) depende da cooperação e do compromisso dos países da região com base nas particularidades de cada sistema de saúde para garantir a cobertura da assistência aos refugiados. ou afetados pelo HIV. Nesse sentido, a Argentina reforça seu compromisso com o Plano e convida outros países a avançarem juntos nesse propósito.

 

Ferramentas e recursos:

+ Nota Conceptual VIH-sida Brasilia 2022.
+ LHSS Información Transfroteriza 21 abril 2022.
+ Agenda taller VIH sida.
+ Proceso de Quito (Taller Temático VIH -Capítulo Brasilia) ARG Abril 2022 (Ceriotto-Sotelo).
+ PPT AC (Taller VIH Quito 21ABR).
+ Actualización- Proceso de Quito Sept-2021.