Pular para o conteúdo principal
A inserção socioeconômica torna a migração uma oportunidade

A inserção socioeconômica torna a migração uma oportunidade

A Estratégia de Integração Socioeconômica promove a inclusão sustentável de refugiados e migrantes. Conclusões do workshop.

A Estratégia Regional de Integração Socioeconômica, preparada para aumentar a contribuição de quase 5 milhões de refugiados e migrantes da Venezuela nos países da América Latina e Caribe, foi apresentada pelo PNUD e agências da OIT em 10 de março, com o apoio do Processo de Quito. Seu objetivo é facilitar a inclusão sustentável de refugiados e migrantes nos países de acolhimento.

No dia 5 de abril, o tema Integração Socioeconômica, liderado pela Colômbia como país champion e um dos dez eixos em que atuam os 14 Estados do Processo de Quito, foi tratado em profundidade em sua palestra temática. Deve-se destacar que um dos quatro objetivos fundamentais nos quais a atual Presidência Pro Tempore do Peru priorizou seu trabalho em seu Capítulo de Lima é, justamente, a integração trabalhista de refugiados e migrantes para empoderar a própria região.

Para ratificar seu compromisso com o tema, o Embaixador do Peru Vitaliano Gallardo, diretor-geral de Comunidades Peruanas no Exterior e Assuntos Consulares e encarregado da Presidência Pro Tempore do Processo de Quito, participou como palestrante do lançamento da Estratégia de Integração Socioeconômica e fez um apelo à compreensão de que a presença de refugiados e migrantes é um motor do desenvolvimento dos países. PNUD e a OIT lideraram o desenvolvimento da Estratégia, com o apoio do Processo de Quito.

A Estratégia se concentra em permitir que as pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela sejam promotores de sua própria subsistência. Também busca promover sua inclusão sustentável nas comunidades anfitriãs e sua contribuição para as economias locais.

Por fim, no workshop temático realizado em 5 de abril, conduzido pela Colômbia como país champion - e realizado com o apoio da OIT e do PNUD - foram alcançadas as seguintes conclusões que irão alimentar a VII Declaração Conjunta do Processo de Quito:

  • Facilitar a integração socioeconômica de refugiados e migrantes venezuelanos, de uma perspectiva regional, atendendo às comunidades anfitriãs.
  •  Junte-se a outros países nos planos piloto e obtenha apoio financeiro da comunidade internacional para implementar a estratégia.
  • Estabelecer como um ponto de vital importância a regularização para passar de um regime de regularização temporário para o sistema normal.
  • Facilitar o reconhecimento mútuo de diplomas, conhecimentos e habilidades entre os países da região
  • Promover estratégias de mobilidade laboral entre países e avançar para um fundo de garantia que cubra os riscos das instituições financeiras.

 


Saber mais sobre Inserção Socioeconômica

+ Estrategia regional de integracão socioeconómica.