Pular para o conteúdo principal
Argentina apresenta avanços no Marco Regional de Monitoramento Estudantil

Argentina apresenta avanços no Marco Regional de Monitoramento Estudantil

Juntamente com a UNESCO, também apontaram os desafios para sua implementação para garantir o direito à educação da população em situação de mobilidade.

Brasília, 4 de abril de 2022 – A Argentina, como país líder, juntamente com a UNESCO, apresentou o andamento do Marco Regional de Monitoramento para estudantes em situação de mobilidade, projeto com dimensão regional do grupo de trabalho Educação do Processo de Quito. Além disso, abriram o debate para que, juntamente com a participação dos países, surgissem propostas para avançar e superar os desafios existentes.

O Quadro Regional de Acompanhamento dos Estudantes de Mobilidade procura reforçar as capacidades de planeamento e monitorização dos sistemas educativos nacionais. Com informação qualitativa e quantitativa, contribui para o reforço das intervenções educativas dirigidas à população em situação de mobilidade a partir da geração de dados comparáveis e de qualidade integrados numa iniciativa de monitorização regional.

A estrutura inclui a criação de um grupo de trabalho técnico formado por equipes técnicas dos ministérios da educação da América Latina e do Caribe, que buscam chegar a acordos sobre os indicadores, bem como os protocolos necessários para o tratamento e incorporação das informações o Quadro. Regional. Esse conjunto de ações é baseado no Quadro de Indicadores Temáticos do ODS 4, na Estratégia de Educação 2030 e nos indicadores que a região prioriza como relevantes para o tema.

O desenvolvimento do Marco Regional começou com o mandato assumido pela UNESCO entre 2017 e 2018, que promoveu a partir de então a aproximação com o Processo de Quito, com o grupo de trabalho regional e com os Ministérios da Educação. A mesa técnica reuniu-se três vezes (outubro, novembro de 2021 e fevereiro de 2022) e conta com a participação ativa de 19 países da região.

A oficina temática, liderada pela Argentina e apoiada pela UNESCO, e com o apoio do Grupo Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (Save the Children/UNICEF), contou com um exercício interativo de intercâmbio de boas práticas entre os países membros .

Os representantes dos Estados membros revisaram os principais componentes do Quadro Regional de Monitoramento de Estudantes em Situação de Mobilidade e viram os avanços no desenvolvimento da versão beta da plataforma web (https://beta.emacunesco.org/) no formato painel interativo para análise e visualização de dados.

Desafios de implementação
Após as apresentações e durante as discussões, foram identificadas as áreas mais carentes de informação: o levantamento de formações acadêmicas em vários países, as vulnerabilidades específicas dos alunos em situações de mobilidade, acesso e progresso na escola. , e boas práticas em termos de inclusão e adaptação e flexibilidade curricular. Atualmente, para a coleta de mais informações, um formulário está em circulação entre os países membros do Processo de Quito. A UNESCO insta a participação dos Estados membros em sua conclusão.

A oficina do Capítulo de Brasília possibilitou rever a implementação do marco, buscando junto aos Estados membros a reafirmação do compromisso de avançar na garantia do direito à educação da população em situação de mobilidade. Foi ratificada a importância de incluir a situação educacional dessa população e de continuar criando espaços de intercâmbio colaborativo que contribuam para o desenvolvimento das capacidades técnicas dos países para dar respostas inclusivas.
 
Por fim, o workshop temático promoveu o intercâmbio de boas práticas de forma a socializar as várias respostas educativas que os países têm implementado em relação à população em movimento no contexto da pandemia, exercício que servirá de input para complementar o repositório. das políticas educativas que visam garantir o direito à educação das pessoas em situação de mobilidade.
 

 

Ferramentas e recursos:

+ Agenda, taller educación.
+ Principales Avances y próximos pasos.
+ Educación, Proceso de Quito.
+ EMAC, PdQ.
+ Nota Conceptual Educación, Brasilia.
+ Presentación Ministerio de Educación Argentina.
+ Resultados encuesta taller Educación Proceso de Quito.