11 organizações, um único propósito
Assim se articulam as organizações das Nações Unidas em favor da região. A sua presença permite liderar dez eixos temáticos e os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Técnica.
Por Isadora Zoni
As Nações Unidas celebraram 76 anos e o Processo de Quito aproveita para agradecer o suporte das organizações, agências, fundos e programas da ONU que estão presentes em seus eixos temáticos: OIM, ACNUR, UNESCO, OIT, PNUD, UNICEF, PAHO/OMS, UNAIDS, ONU Mulheres, e ACNUDH.
O Dia das Nações Unidas, ou Dia da ONU, é comemorado em 24 de outubro desde 1948, como aniversário da entrada em vigor, em 1945, da Carta das Nações Unidas. Segundo a carta, os objetivos da ONU são: a) manter a paz e a segurança em todo o mundo; b) Mediar e promover relações amistosas entre as nações; c) promover cooperações na resolução de problemas internacionais; d) ser o centro responsável por reunir as nações em prol desses objetivos em questão.
Presença da ONU no Processo de Quito
O Processo se articula através de distintos Eixos Temáticos que dão seguimento a problemáticas comuns nos países de acolhida, que afetam o pleno exercício dos direitos humanos e põem em risco a vida, segurança e liberdade de mulheres, homens, meninos e meninas de diferentes idades, gênero e diversidades.
Cada eixo conta com ao menos um Ponto Focal Técnico, que são as organizações, agências, fundos e programas do sistema ONU, buscando dar suporte aos países líderes na condução das atividades dentro das áreas de ação: Refúgio, Centros de Orientação, COVID-19, Educação, Inserção Socioeconômica, Proteção de Crianças e Adolescentes, Reunificação Familiar, Tráfico de Pessoas, HIV -AIDS, e Gênero.
Além da atuação como Pontos Focais Técnicos, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional de Migração (OIM) coordenam a Secretaria Técnica do Processo de Quito para viabilizar a implementação dos acordos alcançados pelos países.
A Secretaria Técnica é quem coordena, prepara e executa os assuntos do Processo de Quito, além de prestar assistência à Presidência Pró-Tempore, e atuar como uma ligação entre as organizações internacionais, os pontos focais dos diferentes países membros e a Presidência.