Pasar al contenido principal
O Processo de Quito apresenta um portfólio de projetos de cooperação para o Grupo de Amigos

O Processo de Quito apresenta um portfólio de projetos de cooperação para o Grupo de Amigos

A fim de avançar na implementação e consolidação da relação entre os países membros e o Grupo de Amigos (GdA), a Secretaria Técnica preparou um portfólio de 19 propostas de projetos de cooperação, que que foram apresentados no último dia 30 de novembro. 

Por Isadora Zoni

O Portfólio de Propostas de Cooperação foi elaborado com base nas declarações e reuniões anteriores do Processo de Quito (PQ), bem como nas discussões estabelecidas no âmbito do Capítulo de Brasília. Estas propostas se beneficiariam do apoio do Grupo de Amigos (GdA) e representam uma resposta ao pedido de identificar iniciativas, atividades ou temas que poderiam ser priorizados e compor o Mapa de Caminho do PQ.

O esforço para moldar este documento visa fortalecer a participação do GdA, concebido após sua incorporação ao PQ no Capítulo de Santiago e a estruturação dos termos de referência em Bogotá.

O desempenho do GdA é estruturado em 5 objetivos e 6 ações de cooperação.

Seus objetivos incluem: 1) Visibilizar a diáspora venezuelana entre as prioridades da agenda global; 2) Aumentar a consciência da comunidade internacional sobre as necessidades de proteção e integração dos migrantes e refugiados venezuelanos; 3) Destacar a resposta dos Estados membros da PQ; 4) Fornecer apoio técnico e financeiro aos Estados; e 5) Mobilizar a solidariedade internacional dos principais atores e partes interessadas para implementar ações, programas e projetos. 

As ações, por sua vez, são compostas de: 1) Assistência técnica e capacitação e fortalecimento; 2) Organização de reuniões e conferências para mobilizar recursos; 3) Participação estratégica em fóruns relevantes; 4) Envolvimento com a mídia; 5) Visitas de campo nos países afetados; e 5) Outras propostas do Governo Federal ou da Presidência Pro Tempore (PPT) e países membros.
A Presidência Brasileira Pro Tempore reconhece o grande potencial do esforço de cooperação internacional e acolhe com satisfação a notória convergência de pontos estratégicos entre as propostas apresentadas e as iniciativas também geradas pela plataforma R4V, juntamente com as Prioridades do Grupo de Amigos na região.  

O objetivo da PPT brasileira é dar espaço aos países para que tenham voz e avancem as propostas do portfólio, de forma representativa, de acordo com as necessidades e prioridades identificadas.