Pasar al contenido principal
Centros de Orientação e Espaços de Apoio serão fortalecidos com a Presidência do Brasil

Centros de Orientação e Espaços de Apoio serão fortalecidos com a Presidência do Brasil

O Brasil liderou como país champion a oficina temática de Centros de Orientação, que busca avançar no intercâmbio de boas práticas para fortalecer seus sistemas de atenção.

Uma sessão de duas horas, com tradução simultânea para o inglês, atraiu 168 participantes conectados de 13 países da região com o objetivo de intercambiar boas práticas sobre os centros de orientação e recepção temporária de pessoas e famílias migrantes e refugiadas venezuelanas, bem como fortalecer os sistemas de atenção, coordenação e trabalho em rede entre os diferentes Espaços de Apoio. 
Com a liderança do Brasil, apoiado pelas agências da OIM e do ACNUR, o workshop temático foi iniciado com o objetivo de fortalecer a coordenação entre os Estados Membros do Processo de Quito e os atores humanitários que trabalham na resposta à situação na Venezuela. O seu único objetivo era melhorar o atendimento e acolhimento de pessoas refugiadas e migrantes nos Centros de Orientação, Recepção Temporária e Espaços de Apoio.
O workshop começou validando os princípios e padrões orientadores dos Centros e sua implementação na região. O propósito não era outro senão trabalhar em conjunto com os diversos atores e fortalecer a resposta integral e disseminar estes princípios e padrões, bem como apresentar os avanços na alimentação da ferramenta de mapeamento regional dos serviços da Plataforma R4V,  na qual os Espaços de Apoio e os serviços oferecidos em cada localidade são identificados (como os de saúde, nutrição, educação, proteção, transporte, conectividade, meios de vida ou alimentação).
A ferramenta de mapeamento de serviços regionais da Plataforma Regional R4V está disponível em: https://espacios.r4v.info/pt-BR/map
Seguiu-se a troca de experiências exitosas e boas práticas de atenção, bem como a abordagem ao acolhimento de pessoas refugiadas e migrantes, e a forma como os diversos atores se articulam no que diz respeito ao fortalecimento dos mecanismos de resposta e de atenção.


No final, as conclusões geradas no workshop apontaram para:

  • Fortalecer uma rede de serviços que reforce a defesa dos direitos humanos dos participantes em cada Centro e Espaço de Apoio.
  • Aumentar o apoio das representações da OIM e do ACNUR nos países nesta iniciativa, como verificado no mapeamento realizado e na solicitação dos Estados. 
  • Realizar seminários e intercâmbios entre as instituições envolvidas na rede de Espaços de Apoio como ponto de ação futura.
  • Destacar a importância de oferecer uma diversidade de serviços frente às novas demandas, a partir das necessidades próprias dos refugiados e migrantes. 
  • Destacar a participação da sociedade civil, definir linhas claras de comunicação para a cooperação internacional e aumentar o trabalho com as comunidades de acolhida.

 

Saber mais sobre Centros de Orientação.